sábado, 6 de março de 2010

Cores tem sentimentos?

Sim cores nos afetam diretamentes e somos bombardiados a todo momento por elas, quando vamos ao supermercado por exemplo; Para onde olhamos as cores nos dizem oq fazer e pensar sobre um produto, nos mostrando beleza, sabor e até seu valor. Existem até estudos psicologicos de como atuam no nosso compotamento;

sim é possivel acalmar pessoas apenas colocando cores frias como o azul claro ( cor que remete a tranquilidade e paz de espírito ) em ambientes principalmente em locais de descanso como o quarto.

Confira alguns estudos:

Terapia da cor:

1. Voce solicita: Um espaço que acalme e restaure sua mente e seu corpo.

A solução: Matizes frescos e enérgicos.

Verde: Tão refrescante como aloe verde fresco que é suave para sua pele, nuances de verde claro podem ser cores que melhoram o seu humor. Um quarto, uma sala de leitura ou um escritório podem se transformar em um santuário pacífico ao incorporar cores pálidas que acalmam como (Peppermint Tea, Meadow Wind, or even Jaded Lime).


Azul: Nuances de azul também podem trazer paz e serenidade para o quarto. Se você é dos que se inclina pelo azul na hora de escolher cores, escolha os tons suaves para dar ao espaço uma sensação mais limpa e natural. Tente (Sky Blue 2 from the Laura Ashley Home collection or Dancing). Ou para uma cor mais profunda que da o mesmo efeito considere (Frosty)


Roxo: Lavanda pode criar um refugio relaxante com sua mistura de vermelho morno e azul fresco. Se você procura por uma cor clara e arejada, tente (Cool Morning or Star Light). Para uma cor rica, coloque na sua parede (Cincinnatian Hotel Olivia Blue).


Bege: Você quer ficar neutro, mas ainda ter uma parede com cor refrescante? Escolha as nuances de bege. Cores como (Belle Grove Buff and Coconut Milk) podem ajudar a criar um quarto com aparência mais aberta e convidativa graças ao seus tons neutros e claros.





2. Voce solicita: Uma ardósia (ambiente?) limpa que permita expressar sua individualidade.

A solução: Brancos.

Brancos: Você pode mostrar bastante estilo e personalidade em quartos com cores neutras. Paredes brancas podem ser um fundo perfeito para incorporar a própria expressão através de decorações marcantes. Também permite uma mudança rápida na aparência do seu quarto, mudando os acessórios com cortinas ou almofadas. Quando usado nos corredores ou nas escadarias, as paredes brancas conectam todos os ambientes que tem paletas variadas.


Diluídos: Nem todos os brancos são iguais. Você pode escolher entre brancos mornos com amarelo e rosa misturado suavemente e brancos frescos incorporando azul e verde. Utilize estes diluídos como usaria as cores mornas e frescas no seu lar. Tente (Du Jour or Bistro White) para um verdadeiro branco morno. Para nuances frescas com um toque de verde ou cinza considere (Divine Cream, Comet Dust, or City Steam).


3. Voce solicita: Um lar que transpire profundidade e vitalidade.
A Solução: Cores mornas e ousadas.

Marrom e Preto: Para uma cor rica que também sirva como fundo neutro para a decoração do seu lar considere as nuances de preto e marrom. Marrons como (Journey or Turkish Coffee) permitem que cores claras, como branco, sobressaiam. (Dark Kettle Black and Very Black) cobrem as paredes com uma brilhante profundidade. Para uma nuance de preto moderada que incorpore cinza, tente (Blindfold).

Amarelo: Tome inspiração da natureza criando um ambiente brilhante e insolarado que vai enfeitá-lo mesmo nos dias mais escuros. Amarelo fresco, como (Tulipa) revitaliza o quarto levando a uma animada fuga. Tons mais ricos (Buttered Toffee) também trazem energia morna para o quarto, mas permitem uma cor mais profunda. Vermelho: Se você quer provocar excitação num quarto – tal vez sua cozinha ou sua sala de jantar – ascenda as paredes com vermelhos radiantes ou brilhantes. Estas cores intrépidas liberam energia que pode inspirar a cozinhar uma refeição com cinco pratos e encorajar os seus convidados conversarem livremente durante a refeição. Se você gosta da idéia de usar vermelho na paleta de cores do seu lar, mas não está pronto para um carmesim absoluto, tente nuances mais frescas que contenham mais azul e roxo como (Montpelier Red Velvet).

Laranja: Conhecido por estimular o apetite, assim como a energia, nuances refrescantes de laranja como (Ripe Pomegranate and Roasted Pumpkin) avivam suas paredes com cores brilhantes que excitam os sentidos. Para um tom desbotado mas revigorante tente (Orange Ochre or Homestead Apricot.).

Um pouco de Design

Vale a pena conferir a obra desse grande artísta, se possivel ver exposições da sua obra.
Rico Lins é referência para o design brasileito.




Pinhole: foto sem maquina fotográfica!!!

Há alguns meses eu fiz uma experiência muito interessante. fiz uma foto sem máquina fotográfica!!! bem parece mentira mas é possivel, e usei apenas uma lata com um furinho.
Bem a experiência é simples só é preciso: 
uma lata de leite, papel fotográfico, fita isolante ( ou outra fita escura) , uma câmara escura e revelador (produto quimico revelador de fotos)
O único problema é o papel fotográfico porq é dificil de encontrar e um pouco caro, mas vale a pena pelo teste.
na câmara escura ( um quarto escuro ) coloque o papel fotográfico no fundo da lata, muito cuidado porq se tiver contato com a luz ele escurece ai vc vai perder no minimo uns 80,00 R$. Esqueci de mencionar que a lata deve estar com um furo pequeno do tamanho de um prego, tampado com a fita isolante. com a lata totalmente fechada saia da câmara escura e escolha um local para fotografar, se possivel com iluminação baixa. Entao é so tirar a fita ficar imóvel com a lata por 30 a 45 segundos, depois desse tempo tampe o buraco e volte para a câmara escura. Se possuir revelador coloque a foto no liquido por 5min e depois lave com agua corrente( para enchegar no escuro utilise lâmpadas de cor vermelha ou amarela que nao vela a película).está pronto!!!
como mágica, so que o resultado estará em negativo pb.



Esses foram feitos no senai, com auxílio de professores.
outro teste legal foi o de fotocomposição utilizando um papel fotográfico e flexe de luz.


 

A luz passa pelos objetos e dá um efeito de trasparência muito bonito.